sábado, março 24, 2007

(Salto do Coelho, Amadeo Souza Cardoso, 1911)
C., do 9º. A

A nossa relação não começou muito auspiciosa. Embatemos, por assim dizer, numa aula de substituição, em que os alunos fizeram o que puderam em forma de protesto e eu fiz o que pude para lhes demonstrar que uma aula de substituição é como outra qualquer e que o melhor que todos fazemos, para alegria e bem-estar geral, é levarmos as coisas de boa mente. C. foi a primeira e mais acesa resistente e eu tive de lhe demonstrar que os alunos estão estatutariamente obrigados a respeitar as instruções do professor e a tratá-lo com respeito, correcção e lealdade. Para que possam ser igualmente respeitados, evidentemente.
No âmbito das comemorações de Amadeo Souza Cardoso, os alunos reproduziram várias das suas obras, entre as quais, este prodigioso e algo onírico salto de coelho.
Estava eu apreciando o trabalho afixado na parede que leva ao primeiro andar do Bloco Adminsitrativo, passa ela e pergunta:
- Gosta?
- Muito, é mesmo o melhor trabalho! Parabéns!
E dei-lhe dois beijos.
A reaproximação vai-se fazendo, aos poucos, com paciência. Ela já me havia dado um pouco do seu chocolate quando a encontrei, com a outra C. nas Palmeiras e agora dois beijos. Estamos progredindo...
O trabalho continua lá para meu deleite diário.
Bogarim é um apelido estranho. Encontrei esta referência: Bogarim = Uma flor alva que representa o "Amor vivo e puro que existe dentro de uma pessoa" .
Bons auspícios.
As asneiras dos adultos na Escola têm um preço elevado e agora é preciso emendar a mão com determinação.

Sem comentários: