sexta-feira, dezembro 28, 2007


Alimentar uma ideia: a eficácia escolar também se mede pelo desenvolvimento de competências sociais, de pensamento crítico e de intervenção cívica



Recebemos cá em casa uma circular do Banco Alimentar contra a fome a agradecer a participação na Campanha de 1 e 2 de Dezembro, em que foram recolhidas 462, 164 toneladas de alimentos.

Esta participação decorreu de um trabalho de campo desenvolvido por três estudantes do 12º. Ano do Ensino Secundário para a disciplina de Projecto.
Eis um exemplo prático de como a eficácia de uma Escola Pública se projecta para além dos rankings.

A Andreia Aguiar, a Inês Jorge e o Miguel Elias, para além de serem bons estudantes, com muitas e saudáveis ambições quanto ao seu futuro académico, pensam que estão a aprender bastante com o seu trabalho de projecto sobre o Voluntariado e fervilham de ideias, não apenas pelas competências de recolha e tratamento da informação, de realização de entrevistas, de inquéritos e tratamento de dados mas, e sobretudo, pela maneira como aplicaram os conhecimentos adquiridos da forma mais criativa possível,disponibilizando-se para o trabalho voluntário.

Num país de um catolicismo ritualista, mas pouco dado ao voluntariado, é bom saber que há escolas públicas, onde circulam ideias, professores e alunos tão brilhantes.

E quem agradece ao Banco Alimantar sou eu, por esta lição de vida.

Nos dias 3 e 4 de Maio de 2008 o Banco alimentar conta connosco, como escreveram João Alberto Pinto Basto, da Direcção, e Delfim Domingos, da Comissão de Voluntários. Desta vez, irei também. Lá estaremos, se Deus quiser.

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