terça-feira, outubro 23, 2007

Reconhecer a sua existência é o primeiro passo positivo

Na literatura internacional sobre a inovação na escola, a direcção escolar tem um papel vital nas mudanças bem sucedidas (Fullan, 1991, 1997; Levine & Lezotte, 1990; Mortimore, 1998; Stoll, 1999).

Um segundo factor de sucesso é o clima de trabalho entre os professores, aspecto posto em evidência por Fullan, quando concluiu que a qualidade das relações de trabalho entre os professores se relaciona fortemente com o sucesso da execução, nos processos da mudança.

Uma outra variável que reflecte o clima escolar é a atenção dada aos problemas de “bullying”(Kallestad & Olweus, 2003)

Mas há escolas e direcções que insistem em negar a existência de um problema desta natureza, porque entendem que reconhecê-lo contribui para a desmoralização da imagem da escola. É uma atitude negativa e enganosa, pois não é ignorando os problemas que eles desaparecem.

E quais são os sinais de que uma direcção escolar começa a dar-lhes atenção e a assumi-los?

Quando recolhe dados sobre situações desta natureza.
Quando cria um grupo de trabalho para apresentar e discutir os resultados.
Quando promove momentos de estudo e de discussão formal e informal do fenómeno, em vez de o atirar para debaixo do tapete.

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