terça-feira, outubro 23, 2007



Olweus - Um programa de prevenção do fenómeno de Bullying


O programa Olweus surgiu em livro em 1973, quando, na Suécia, o interesse da sociedade pelo fenómeno de bullying nas escolas começou a despertar, na sequência de casos de suicídio.
Em termos gerais, os objectivos do programa são:
- Reduzir ou mesmo eliminar situações de bullying dentro e for a do recinto escolar;
- Prevenir a ocorrência de novos fenómenos/vítimas de bullying;
- Melhorar as relações inter-pares nas escolas e criar as condições para que agressores e vítimas lidem e funcionem melhor dentro e fora do recinto escolar;

Este conjunto de objectivos visava criar escolas com um ambiente mais seguro e mais positivo.

Uma das principais premissas do programa é que o fenómeno pode ser encarado e redireccionado numa perspectiva mais pró-social, através de uma reestruturação sistemática do ambiente social, daí resultando mudanças nas estruturas de “oportunidade” e de “recompensa”comportamentos abusivos.

O Programa de prevenção Olweus desenvolve-se em torno de um pequeno conjunto de princípios que derivam da investigação no desenvolvimento e modificação de comportamentos problemáticos, em particular dos comportamentos agressivos.

Foram utilizados alguns materiais para desenvolver o programa, tais como uma brochura dirigida aos professores, descrevendo o que à altura (1983) se sabia sobre comportamentos agressivos e dando linhas de orientação e sugestões de como os professores e a Escola deveriam actuar para prevenir e contrariar o fenómeno.

Foi ainda criado um folheto com informação e conselhos para os pais
dos estudantes identificados como vítimas ou agressores.

Por último, foi feito um vídeo sobre o quotidiano de dois jovens vítimas de agressão.

O programa foi aplicado a um conjunto limitado de escolas, com as quais o grupo de projecto mantinha contacto regular e onde ia aplicando questionários.

Um ano e meio depois, os dados recolhidos foram apresentados às escolas envolvidas no projecto, dando-lhes feedback sobre a evolução do problema e focando os seus princípios e procedimentos.

A primeira avaliação do programa revelou:
o Uma redução de 50% ou superior das queixas;
o Uma redução significativa do número de actos agressão, de vandalismo, de furtos, de consumo de álcool e de disputas entre os estudantes;
o Melhorias significativas no clima social da sala de aula, reflectidas em relatos dos estudantes revelando uma maior satisfação na vida escolar, mais ordem e disciplina na escola e relacionamentos sociais mais positivos;
o As escolas em que os componentes essenciais do programa foram mais trabalhados revelaram melhorias mais substantives nos problemas de agressão/vitimização.

Existem vários sites sobre a aplicação do programa em diversos país, destaco o seguinte:
http://www.harcelement-entre-eleves.com/
Uma sugestão de leitura:
Kallestad, Jan Helge, Olweus, Dan (2003).Predicting Teachers' and Schools' Implementation of the Olweus Bullying Prevention Program: A Multilevel Study. Prevention & Treatment, VI, (1).

Sem comentários: