Mecanismos estruturais do insucesso da Escola
Poderemos aduzir muitas explicações para o facto de a formação de professores em Portugal continuar a realizar-se tendo por referência o aluno médio.Uma delas será talvez devida à necessidade extrema de massificação imposta baixa escolaridade da nossa população.
O estilo de ensino caracteriza-se por um professor em frente da sua turma e por alunos-ouvintes-passivos.Outro elemento fundamental deste retrato é o livro adoptado, também ele concebido para o aluno médio.
Neste quadro, deparamo-nos sempre com a dificuldade de ter alunos que já sabem muitas coisas relacionadas com o que vem no livro e rapidamente apreendem os conteúdos, enquanto outros ainda mal passaram do primeiro parágrafo.
A vantagem para os estilos de aprendizagem de tipo auditivo é a desvantagem para outros estilos de aprendizagem como o visual ou o táctil, isto é para os estudantes que precisam de se mover, de manipular, de ver como é que as coisas funcionam.
É neste ponto que começa o mecanismo estrutural do insucesso da Escola.
sábado, outubro 06, 2007
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2 comentários:
Creio que já começa antes. Quando se hierarquizam determinados saberes, quando se escolhem uns conteúdos e se excluem outros, quando a planificação privilegia determinados citérios e instrumentos de avaliação...
Sim, JMA, a concepção curricular, é a outra variável relevante, mas tanto o currículo como os conteúdos podem ser adaptados. Quanto aos critérios e instrumentos de avaliação, são habitualmente colocados na variante prática lectiva, como SOUKUP, WEHMEYER & BASHINSKI (2007) fazem.
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