segunda-feira, fevereiro 18, 2008


Efemérides


Hans Asperger, nasceu a 18 de Fevereiro de 1906 nos arredores de Viena.

As suas pormenorizadas descrições originaram um novo grupo de diagnóstico com uma base biológica. Com efeito, Sucharewa foi uma sua percursora, na medida em que as características que então descreveu fazem parte da descrição da síndrome, pese embora o facto de o trabalho da cientista, ainda que publicado numa revista alemã, ter sido ignorado pelo próprio Asperger.

Em 1943, Hans Asperger apresentou o seu trabalho de pós-doutoramento, que foi posteriormente publicado num artigo praticamente ignorado até aos anos 80.
O seu artido de investigação sobre a “Psicopatia autística” baseou-se na observação de mais de 400 crianças, predominantemente do sexo masculino, cujos padrões de comportamento e capacidades são descritos em pormenor e incluem: falta de empatia, reduzida capacidade de interacção, conversação unilateral, interesse muito marcado por um assunto específico, que pode variar ao longo do tempo e descoordenação motora.

Asperger apelidava as crianças estudadas de pequenos sábios, devido à sua capacidade de discorrer pormenorizadamente sobre um tema.


Muitos indivíduos excêntricos reconheceram-se na descrição das características da síndrome e encontraram nessa descrição a explicação para as suas dificuldades extremas de relacionamento pessoal e de enquadramento profissional; concomitantemente, a descrição explicou casos de talentos excepcionais e para o enquadramento de formas ligeiras de autismo, o que contribuiu para uma ideia mais positiva da síndrome.

Provavelmente terá havido algum exagero, mas algumas biografias são material autêntico acerca de pessoas historicamente muito interessantes, o que nos permite encontrar alguns padrões na caracterização dessas figuras.

Um deles era Lord Cavendish, um cientista famoso; outro, era John Howard, um grande reformador do sistema prisional; outro ainda, era o matemático Erdos; Bobby Fisher, o famoso xadrezista, é considerado um caso de síndrome de Asperger e existem ainda muitos outros, embora não seja provavelmente muito correcto integrar Einstein neste grupo.

Sem comentários: