terça-feira, fevereiro 19, 2008

A agressão e a vitimação em meio escolar podem traduzir-se em comportamentos vários e envolver uma pessoa ou um grupo de pessoas que tentam repetidamente prejudicar alguém, mais fraco ou mais vulnerável, emocional, verbal ou fisicamente.

Bater, ameaçar, intimidar, arreliar, escarnecer, chamar nomes, furtar objectos pessoais ou, mais subtilmente, inventar e espalhar boatos, promover a rejeição ou a exclusão de alguém do grupo, são as formas mais comuns de agressão e de vitimação em contexto escolar.


- Há quanto tempo não conversas com um adulto?
-(voz grossa) Sei lá professora, desde hoje de manhã, com o meu pai!
- Eu não me refiro àquela conversa “despacha-te lá que já é tarde”, o que eu quero é saber há quanto tempo não falas a sério, olhos nos olhos, sobre o que pensas, sobre o que sentes…

Este é um diálogo autêntico que tive, há dias, com um aluno do 9º. Ano e que acabou por durar quase duas horas.


Podem acontecer coisas espantosas quando os pais e os professores se dispõem a conversar, vamos lá, durante 15 minutos, com as crianças e os jovens.Temos de arranjar tempo para os ouvir.

Havendo indícios de situações de agressão e de vitimação na Escola, como é que podemos começar uma conversa com os alunos, num programa de prevenção da agressão e vitimação em meio escolar?

Não existem propriamente perguntas certas ou erradas, o essencial é justamente sermos capazes de ser flexíveis na abordagem do tema com os mais novos, de modo a termos com eles um diálogo significativo.

Se a nossa percepção é a de haver na nossa Escola situações de agressão e de vitimação, não existem propriamente regras para falar com os mais novos, o mais importante é que falemos mesmo, usemos de bom senso, e saibamos parar quando e se o jovem manifesta desconforto.


Ouvir
Aprender
Respeitar


Todavia, convém que tenhamos sempre em mente algumas perguntas básicas e as vamos adaptando, consoante a nossa sensibilidade e a natureza da interacção que se vai gerando com o jovem, na manga uma bateria de perguntas sobre o quem, o como, o quando, o onde e o porque é que um jovem é vítima ou agressor.

Perguntas a fazer ao jovem presumivelmente vítima de agressão verbal, física, ofensas e outras.


Quem é que costuma meter-se contigo? (rapazes/raparigas?) (alunos mais velhos(da tua turma?)
Porque é que eles te provocam?

Onde é que costumam incomodar-te?

Isso acontece em que dias?

Já contaste a algum adulto? Deu resultado? Se não deu resultado, como é que pensas que eu poderia ajudar-te?
Como é que te sentes quando te fazem mal? (Dar tempo ao jovem para que ele desenvolva o tema)
Como é que achas que posso ajudar-te?

Inspirado em "15+Make Time To Listen...”

Sem comentários: