segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Estou tramada

Não sei mesmo por onde pegar nesta coisa dos objectivos individuais. Primeiro, a minha turma não teve insucesso na minha disciplina e mais de metade tem entre níveis 4 e 5. Eu sei que a curva nada tem de Gaussiana, mas que querem, os marrecos também têm direito à vida, hom'essa

aposto que já estão a pensar que é uma turma de encomenda feita especialmente para os professores de primeira, a contar de cima na idade, meu Deus, amanhã passo aos 56, mas não é verdade, não sejam maldosos: tem sido tudo muito suadinho. Aliás, quando me dão uma turma muito compostinha, eu peço logo a outra ao lado, que querem, para cromo basto eu

ó Crominha, chama a minha Inês, é que toda a gente vê que gostas mais dos rapazes e quanto mais destrambelhados, melhor, diz ela

eu devia ter despachado uns três ou quatro a nível dois para agora poder dizer que me propunha baixar os níveis de insucesso, mas que querem? Foi mesmo falta de visão

também acabei com a história de não fazerem os TPC: tenho uma folha de registo completamente em branco há, pelo menos, dois meses. É que se podiam esquecer dos cadernos ou dos livros em casa, para eu aproveitar o papel e ter por onde melhorar, mas também já acabei com isso

podia pôr no meu plano que tinha de subir as percentagens de números de lições, datas e sumários a vermelho nos cadernos, mas não é que os habituei a isso todos os dias??? Que querem ficou-me esta fixação do estágio, lá nos idos de 77-78 e não sou capaz de andar sem giz de cor na mala, gosto mais do amarelo. Nos dias em que não há amarelo num bloco de aulas, vou de propósito buscá-lo a outro e tenho sempre a minha reserva secreta, não vá um dia haver crise de amarelo

o que eu escrever no quadro a amarelo é para vocês escreverem a vermelho no caderno

professora ,pode ser a verde?

pode

e o que eu escrever no quadro a branco é para voces escreverem a azul

pode ser a preto, professora?

pode

a lápis ou a caneta, professora?

os exercícios a lápis, o resto a tinta

dava para ficar rica se tivesse uma nota de 5 euros por cada vez que já pronunciei esta frase

também podia pôr que vou melhorar os aspectos organizativos na sala de aula, mas não é que assim que entram, desatam logo, sem o mínimo sinal de chamada, a conferir materiais, tpc’s, a escrever o número da lição no quadro, como se fossem os alphas do Aldous Huxley?!? Ou aquele personagem de Chaplin dos Tempos Modernos? Parecem tontinhos a pilhas duracell passe a publicidade

depois, tenho uma hora de Sala de Línguas para cada turma: tiro dúvidas, invento exercícios para repetir à exaustão o que ainda não está bem afinado, sinto-me extremamente feliz por os ter tão “escovadinhos”, como costumo dizer. Então não é que também me aparecem lá os betinhos de 4 e de 5? Professora, venho ajudar o Frederico, desculpa-se o Pablo com o seu ar cool, melenas compridas puxadas à direita, bom malandro

é que dá gosto, a sério. Bom, agora estão a ensaiar uma canção para o dia de Aristides Sousa Mendes, alguns parecem um eléctrico a travar na descida da Misericórdia para o Cais do Sodré... iiiiiimmmm, não é por nada, mas são mais os rapazes e não posso pô-los a todos a servirem de porta-partituras como no filme do outro. Antevê-se aqui uma nesga de intervenção para os objectivos colectivos: a professora de Educação Musical e eu pô-los a cantar sem eu ficar com taquicardia, mas lá está, preciso de estar ligada a um aparelho para medir o objectivo

esta noite sonhei com eles: tinham saído da Educação Física e estavam muito cansados, mais os rapazes, que são uns fiteiros, claro

professora, deixe-nos descansar

o Duarte, que gosta dos meus exercícios de relaxamento, diz o pai dele que os professores deviam fazer todos aqueles exercícios, não há pachorra para pais tão interventivos, não querem lá ver ainda temos que saber fazer exercícios de relaxamento - eu ia ao Porto fazer aquele curso de yoga para os professores, mas lá está, não posso faltar - senta-se na minha mesa de frente para mim, olha-me desafiadoramente, com ar de Teixeira que tem o nome do tecto de Sintra e até me fez, para os apelidos, um trabalho de projecto que era um cartaz com o brasão dos Teixeira, olha o meu apelido Pereira também lá está, não é só o teu, pf...- poisa os braços e sobre eles a cabeça e inicia o movimento reivindicativo pró-descanso, logo seguido do Francisco, da Núria e da Renata numa demonstração do imparável poder juvenil

olho-os abismada, corro as cortinas da sala e concedo

‘bora lá descansar um bocadinho. Nós merecemos

e poiso a cabeça sobre os braços se a Sra. Ministra sabe acaba com as cortinas

1 comentário:

JMA disse...

Merecemos, sim, senhora!