quinta-feira, novembro 23, 2006


(Re)Aproximações...

A moreninha do 9º. A fazia parte daquele grupinho que, depois do choque da aula de substituição, me fazia umas visitinhas à porta.
Outro dia, vi-a debaixo das árvores que cobrem o parque Sul a puxar do cigarrito com um grupinho, logo às 8 da manhã.
Não posso fazer a blague da sonolência matinal, que não tenho. Ela vem-me mais depois do almoço, quando paro para pensar na minha manhã e, tirando o cheiro a enxofre que vem da sala de professores, faço o balanço do meu trabalho com os meninos e agradeço a Deus a inspiração e a energia que me vai dando. A primeira observação ainda foi um pouco impessoal. À saída da última aula aula de 6ª. feira, poisei o leitor de CD's em cima da mesa da auxiliar e atirei: "Fumar mata!". E desandei.
Ontem, logo pela manhã não resisti. Posso falar contigo? Olhou-me surpresa e ficou expectante.
Olha, o meu pai e o meu irmão morreram ambos de cancro no pulmão e com a mesma idade. Tinham 34 anos. Sofreram de forma atroz. Da última vez que vi o meu pai vivo, tinha 8 anos, a parte mais larga da coxa media isto: e demarquei com as mãos uns doze centímetros. Peço-te por TUDO: pelo menos evita fumar logo de manhã... E procura restringir o número de cigarros por dia. Prometes? Olhei-a bem no meio dos olhos. Vou tentar, respondeu. Abracei-a e beijei-a: Tudo de bom para ti. E para si também.

2 comentários:

Jorge Castro (OrCa) disse...

Olá. Cheguei cá ao cuscovilhar nos comentários do "Esboço a Vários Traços", blog com quem mantenho afinidades.

Gostei do que vi. Pela dedicação e o empenho demonstrados sobre o imenso e mui digno magistério do ensino.

Ah, que ninguém se atreva a "dizer mal" dos professores, enquanto tal, sem que, primeiramente, veja o que fazem e dizem tantos profs nas suas horas de suposto lazer.

Apesar de já o conhecer, também apreciei a publicação do texto do José Gil, do melhor que se tem escrito ultimamente sobre o Ensino.

Há, pois, por aqui outras afinidades... até geográficas.

Quando chegares à fala com a Lourdes (não, não é essa! A outra, do blog "Esboço...", logo verás quão próximos vamos estando. ;-)

(Como não podia deixar de ser, aqui fica, também, um convite para visitar a minha humilde casinha: Sete Mares - http://sete-mares.blogspot.com)

Lourdes disse...

Olá, Idalina! Parabéns pelo teu interessante blog
Obrigado pelos comentários simpáticos que fizeste no meu Esboço...
Suponho que sei quem és, somos colegas na mesma escola.
como já viste, o meu blog destina-se, principalmente, a motivar e estimular os alunos para as aulas de EVT, ainda que seja aberto a todas as expressões culturais.
Foi, assim, com muito agrado que acolhi o teu comentário. Será, pois, com o mesmo agrado que encararei este possível desafio/colaboração interdisciplinar.
beijinhos Lourdes