terça-feira, novembro 28, 2006


Por dentro de nós


Um olhar que nunca nos enfrenta e se proteje de uma ameaça, de um temor; uma insegurança, uma angústia de solidão, uma parede, uma mão que se estende e nunca toca ou se deixa tocar. Este livro de Carlos Nunes Filipe sobre o autismo revela o outro lado do médico e que nele transparece em cada olhar e em cada gesto discreto, subtil e doce. Na nossa cultura são comuns os médicos que escrevem. No consultório do Dr. Carlos Nunes Filipe é o olhar atento à procura do sentido por descobrir ou ainda não dito que se reflecte nos retratos que tira, nos momentos raros, surpreendentes, indizíveis que procura.
Um momento suspenso, um gesto por concluir, uma forma que se reinventa, uma porta que se abre para a esperança ou para a comunicação.
Um livro que procura aproximar-nos, explicar-nos o tormento intraduzível de quem sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Porque conhecer é amar, o povo diz; e amar é não desistir do ser amado.

1 comentário:

ruben marks disse...

Cara Idalina
Por um golpe de sorte tropecei no seu blog. Andava bem aborrecido por não conseguir contactá-la directamente, sem ser através do jornal. Ficaria muito contente, se quisesse ter a gentileza de me fazer chegar um contacto, para podermos trocar algumas impressões. Não sei se esta será a melhor maneira, mas eu tento na mesma.
Cumprimentos
Ruben Marks
rumarks@hotmail.com
rumarks@yahoo.com
marks.ruben@gmail.com