domingo, abril 13, 2008


Até que enfim, alguma tranquilidade...
Não se pode dizer que possamos, de todo, descansar e que o que se avizinha seja fácil. Contudo, o facto de se ter chegado a um entendimento em matéria de quem e como vai ser avaliado é já um bom começo de conversa. É verdade que as Escolas estavam em estádios diferentes em matéria de avaliação de desempenho; mas é igualmente verdade que, na maioria das situações, o "avanço" de algumas Escolas se fez à míngua de diálogo e de participação, gerando um sem número de conflitos de toda a ordem. Nesta situação, não se trata de nivelar por baixo, mas de clarificar regras e procedimentos, de modo a diminuir os focos de conflito e a introduzir alguma paz social que não se vivia há anos.
Não se trata, portanto, de clamar por vitórias e por derrotas, mas, tão só, de suspirar de algum alívio momentâneo. Para as posições mais extremas tratar-se-á de contar mortos e feriods; para a grande maioria, trata-se agora de nos reorganizarmos para conseguirmos um modelo de avaliação de desempenho mais justo, menos burocrático, menos consumidor de energias.
Alguns continuam a falar de injustiças, porque há titulares a serem avaliados por não titulares. Mas também há professores com competências informáticas a serem avaliados por outros mais ignorantes na matéria; assim como há professores bastante competentes em diferenciação da aprendizagem a serem avaliados por outros que o não serão tanto; ou professores mais qualificados em matéria de currículo e/ou de avaliação a serem avaliados por outros que o serão menos.
A vida é mesmo assim: não há regimes perfeitos. Há equilíbrios possíveis.

7 comentários:

Miguel Pinto disse...

Espero que os professores não baixem a guarda agora que se conseguiu um entendimento mínimo. Não há regimes perfeitos para podemos sempre melhorar o regime que temos.

PS: Sendo um professor de EF não me estou a ver ser avaliado por um colega de EV... o melhor é não pensar nisso... para já

Paideia disse...

Temos todos que pensar em tudo, Miguel. Quanto mais discutirmos, mais fizermos parte das decisões finais, melhor.
Nem que tenhamos que nos encontrar de novo.
No Porto?

:)

Miguel Pinto disse...

Na 2ª feira estarei em Braga. :)

Paideia disse...

OK.
Não te esqueças de tirar o chapéu se entrares na Sé. O meu marido, uma vez, apanhou cá um raspanete...

(alentejanos ateus e desertificados...)

Miguel Pinto disse...

Eu sei que há muito de religioso na marcha mas não estou a contar parar na Sé ;)

Paideia disse...

Pois eu, se por lá passasse, não resistia a rezar uma versão modificada da oração do professor:


Dai-me, Senhor, a necessária paciência
Com este trio da iniquidade
e, ao mesmo tempo, resistência
para lhes aturar a malignidade.

(não é grande coisa, mas rima...)

Miguel Pinto disse...

ehehehe