quarta-feira, fevereiro 28, 2007


Leituras

A área de Broca é uma das mais estudadas desde que se compreendeu que as funções cognitivas tinham uma morada no córtex cerebral, tanto mais que nela se localiza um dos traços mais distintivos do ser humano: a linguagem.
Graças aos progressos alcançados pela imagem no mapeamento das funções do cérebro, a investigação tem conseguido resolver os principais mistérios e corrigir os erros mais grosseiros.
O livro de Grodzinsky e Amunts procura sintetizar o conhecimento através de perspectivas científicas diversas, da psicologia cognitiva, da biologia, da neuroanatomia, da neurologia.
Neste livro, Grodzinsky e Amunts incluíram os primeiros textos de Paul Broca e de dois dos mais reconhecidos neurologistas do Sec. XIX sobre a matéria: Lichtheim e Hughlings-Jackson, acompanhados de outras contribuições relevantes relevantes do Sec. XX, como a de Jakobson, Goodglass e Mohr, entre outros. A relação entre o cérebro e a linguagem é uma área de investigação fascinante, onde ainda há muito para descobrir.
Broca's Region, editado por Yosef Grodzinsky and Katrin Amunts, OUP, 2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por que nao:)