domingo, fevereiro 04, 2007

A educação de Rafael

Rafael, cinco anos inteligentes e vivazes de palavras muito bem pronunciadas e um vocabulário rico e rigoroso que reflecte a sua imensa curiosidade pela Geologia e pela Tecnologia e uma enorme vontade de aprender.
Rafael vive em Aldeia de Sul, no Concelho de S. Pedro do Sul, uma aldeia recôndita da Beira interior, em plena Serra de S. Macário, onde o raiar do Sol tem fama de mais bonito (embora o ocaso possa chegar mais cedo) e as cores mais deslumbrantemente fortes.
Os meninos de Aldeia de Sul, de Leirados, do Fujaco, do Ervilhal e de outras aldeias circunvizinhas tiveram de se deslocar para Sul, sede de freguesia para frequentarem o primeiro ciclo.
Os pais de Rafael consideraram que o esforço exigido ao rebento seria precocemente violento e optaram por o deixar aos cuidados da avó e no seio da família por mais um ano escolar.
Rafael-menino-Jesus da sua família, como todos os outros, prolongará assim até mais tarde a sua escolaridade previsivelmente longa e entretanto percorrerá pela mão da avó os caminhos alcantilados de frio e de gelo que unem aldeias e estas às terras que produzem os legumes da sopinha beirã, deixará para mais tarde as madrugadas e os regressos tardios ao seio da família, gozará por mais tempo o regaço inexcedível da avó Madalena e as camisolas quentes que ela lhe tece. Entretanto, avó e pais ocupar-se-ão de lhe ir proporcionando fontes de conhecimento que amortizarão a espera e lhe satisfarão a curiosidade imensa.
Para outros meninos da idade de Rafael a escola será ainda mais dura, sendo natural esperar que os seus resultados escolares não sejam exactamente idênticos aos dos meninos que os pais deixam à porta das escolas dos meios urbanos.
Assim, a aplicação do critério dos resultados nas provas de aferição, a badalada média nacional, denominador comum de um país de assimetrias, em termos de acessibilidades, riqueza e recursos um plano de reordenamento escolar que visa extinguir 900 escolas de 1º. Ciclo é injusta para alunos e professores e imoral.

Sem comentários: