quinta-feira, janeiro 03, 2008




Romper o "ciclo da desvantagem"



A transmissão intergeracional de situações de desvantagem económica e social costuma designar-se por "ciclo da desvantagem".

Este ciclo atinge os estudantes das minorias étnicas e das famílias pobres, desempregadas, pouco escolarizadas; estes factores actuando em multiplicidade produzem efeitos cumulativos.

Torna-se por isso um imperativo encarar o insucesso escolar resultante das desvantagens económicas e sociais e procurar minimizá-lo: combater este ciclo e minimizá-lo é a pedra de toque da eficácia escolar , porque sem equidade a Escola não pode ser eficaz.

É um imperativo ético-filosófico, porque a Escola deve promover a justiça social, a qualidade de vida, idênticas oportunidades e encorajar a auto-estima e a auto-eficácia e as atitudes positivas em relação à aprendizagem.

É um imperativo político, na medida em que a escola deve promover a ac oesão social e a inclusão e fazer dos seusjovens cidadãos activos e informados, que reforcem a democracia.

É um imperativo económico,porque a Escola deve promover a prosperidade dos indivíduos e das famílias, rentabilizar talentos, contribuir para reduzir os comportamentos antissociais que constituem um peso para toda a sociedade.

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