segunda-feira, agosto 20, 2007



Oficialmente declarada uma schmooser:


Schmooze, ou schmoose ou shmooze não fazia parte do meu vocabulário, construído na mais refinada ou vernácula tradição de Shakespeare, de John Milton, ou de Charles Dickens, que foram os que me deram mais trabalho, ou ainda, vá lá, Melville, já que a literatura norte-americana nunca acolheu grande simpatia da minha parte.


De repente, vejo-me nomeada como uma schmooser por uma Teia que me enleia e me prende de afectos, afinidades, cumplicidades e outras; e pronto, lá vai o cromo de estudo ver a etimologia da palavra: schmooser, da gíria dos party animals, conversador, que facilmente estabelece relações sociais. Etimologicamente, provém do Yiddish shmuesn, provavelmente de shmues, conversa, rumor, idêntico ao hebreu mû‘â.


Bom, como schmooser, eu tenho dias, uns mais para cá, outros mais para lá, mas gosto de conversar, é certo, se a conversa e o interlocutor me agradam; nesse caso, sou mesmo muito schmoosy.
Alguns dos blogues com quem mais interajo já estão nomeados e as regras não estabelecem se devo nomear os mesmos ou outros. Opto então por nomear outros, sendo que as regras são as seguintes:


Regra 1: Indicar 5 blogschmoosers, se o seu blogue for nomeado;


Regra 2: Acrescentar um link para o blogschmooser que nos indicou;


Regra 3: (opcional) Exibir com orgulho a distinção, com um link para este schmooserpost.


E os schmoosers que eu nomeio são, por ordem alfabética:




Schmoozy 1: A Professorinha




Schmoozy 3: Magníficos


Schmoozy 4: Um olhar azul ( e não é só porque ela é do ano do meu filho mais velho, nem mesmo porque estou convicta de que aquele olho azul é mesmo dela). É mesmo porque ela é rebelde.


Schmoozy 5: Vida de stora


É claro que uma escolha implica sempre a vontade de nomear outros, como o Detritustoxicus, o Na sala de aula, ou O canto do Vento ou o Save by the bell, mas já que a regra é nomear 5, outros hão-de fazê-lo, mas não quero deixar de os citar.

6 comentários:

Alda Serras disse...

Parabéns pelo prémio! Já tinha visto este selinho por aí, mas desconhecia o significado. Obrigada pela explicação. Surpreendeste-me com a referência ao meu blogue. Ultimamente tenho andado mais calada que faladora.

Júlia Galego disse...

Olá Idalina!
Bom regresso às actividades bloguistas.
Parabéns pelo prémio e fico completamente desvanecida por me ter nomeado.

Teresa Martinho Marques disse...

:) kida schmoozer... ainda tenho muito caminho a fazer até chegar onde estás! E quando chegar... já lá estarás bem mais à frente... :)
Assim crescemos...

Paideia disse...

Bellzinha!Boas férias (ou o que delas resta...
3za! AH, eu fico sempre à frente: sou pitosga... se fico lá atrás, não vejo nada e pago o mesmo!

Paideia disse...

Olá, Júlia. Já dei uma volta pelos blogues que "schmuzou". Gostei de todos eles - desde os mais políticos, como o do Cebola, às mais poéticos.
Acima de tudo, gostei das varandas de Campo Maior.

matilde disse...

Um beijinho e um obrigada pela referência Paideia ;)
Bom fim de semana