sábado, agosto 18, 2007

Da resiliência das famílias
Existem inúmeras explicações para o facto de algumas famílias apresentarem maior estabilidade, resiliência, maior capacidade de adaptação positiva às circunstâncias que dão origem a situações disfuncionais e de desintegração noutras famílias.
Em função do quadro conceptual utilizado, a qualidade e a estabilidade da vida familiar parece estar depender da capacidade de relacionamento, das características psicológicas individuais, das experiências familiares precoces, de competências para melhorar as relações, de factores externos de stresse e do acesso a recursos económicos e sociais essenciais.
A interacção entre estas dimensões influencia a forma como os casais e as famílias desenvolvem e mantêm as características associadas a um funcionamento positivo. A investigação sobre a família e as relações familiares é consistente no princípio de que os adultos e particularmente os mais novos beneficiam de um ambiente familiar seguro, estável e emocionalmente envolvente.
Independentemente da perspectiva teórica com que se abordam as relações familiares, as políticas sociais de apoio à família passam pelo acesso a recursos económicos e outros, designadamente pelo desenvolvimento de competências interpessoais e de aconselhamento familiar.

Sem comentários: