quinta-feira, novembro 19, 2009


Ahlam Mosteghanemi é uma escritora argelina notável . Alguns dos seus livros já estão traduzidos para inglês, designadamente os dois primeiros da trilogia Memory in the Flesh e Chaos of the Senses, em que a escritora descreve a reflecte sobre a a luta argelina contra a dominação estrangeira.
A escritora nasceu a 13 de Abril de 1953, é Doutorada em Socialogia pela Sorbonne e recebeu o prestigiado prémio Naguib Mahfouz pela sua obra Memory in the Flesh.


Uma citação:

Dantes, eu pensava que poderia apenas escrever sobre a vida quando tivesse recuperado das minhas feridas, quando fosse capaz de tocar nas velhas feridas com a caneta, sem reviver a dor, quando pudesse olhar para o passado sem nostalgia, loucura ou sofrimento.
Mas será possível? Nunca cortamos completamente com a nossa memória.
São as recordações que nos inspiram para escrever; elas são o estímulo para pintar e mesmo, para alguns, a motivação para a morte.

8 comentários:

Vera Y. Silva disse...

Se tivéssemos que esperar pela recuperação teríamos que esperar a vida toda e a morte provavelmente chegaria primeiro.
Mesmo assim é preciso um certo distanciamento. Quando as feridas ainda estão em carne viva quem segura a caneta é apenas a mão: o cérebro não consegue.

Silvana Nunes .'. disse...

Salve !
Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes.'.

Idalina Jorge disse...

Silvana, deixou-me curiosa. Em que parte do Brasil vive?

paideia disse...

Cara Idalina, que bom que existam pessoas como você, que divulgam escritores magníficos do mundo através da Internet. Talvez uma das várias tarefas que temos como educadores seja justamente isso, auxiliar nossos educandos a pesquisar coisa boa na rede. E tem muita coisa boa! Parabéns!

João André disse...

de modo a poder ajudar quem queira tentar uma vida la fora no ramo de ensino criei o seguinte blogue

www.daraulaseminglaterra.blogspot.com/

seria possivel coloca-lo na lista de links favoritos? De bom grado retribuirei o favor, basta mandaram-me um mail a confirmar este meu pedido.



Com os meus cumprimentos

Joao Andre Costa
email: jacho8@gmail.com

João Soares disse...

Olá Idalina
desconhecia o seu blogue.Gostei do que li.
Beijinho

Alexandra Caracol disse...

É preciso coragem determinar reflectir sobre educação.

Parabéns pala coragem.

Alexandra

Academia de Música disse...

Bom dia!
Ando a dar a conhecer os serviços da Academia de Música que possuo.
Ensinamos piano e violino a crianças a partir dos 3/4 anos de idade, de uma forma divertida.
Aulas de piano e violino a partir dos 3/4 anos de idade no centro de Lisboa. Método de ensino inédito. Metro: Marquês de Pombal em Lisboa - Telefone: 213512414 - Telemóvel: 968982158
Poderá ainda contactar academia_de_musica@sapo.pt
e conhecer-nos em: http://academiademusica.blogs.sapo.pt/
Muito sucesso em todas as áreas é o que desejo para todos.

AM