domingo, dezembro 03, 2006

nat
No Sétimo Dia
Folheio a publicação do Comissariado Geral doas Comemorações do V Centenário do nascimento de S. Francisco Xavier, que me foi oferecida pelo meu colega José Baptista, professor de Educação Moral e Religiosa Católica da minha Escola.
Amanhã vou ter que lha levar para que ele me faça uma dedicatória. Quem sabe se, na volatilidade dos dias, este encontro se esvai com o final do ano lectivo? Espero bem que não.
Já posso dizer que este encontro profissional e humano foi bastante feliz e que já está a dar frutos nos esforços, pensamentos e trabalhos partilhados.
Aprendi imenso sobre S. Francisco Xavier, a nobreza do seu carácter, a sua Santidade, a sua incansável dedicação.
Releio com delícia os textos do Padre-poeta Tolentino de Mendonça e registo que na figura do missionário Jesuíta se pronuncia " uma enfatização de valores com uma aguda e vigorosa actualidade: (...) a importância da abertura ao outro e das interdependências; a unidade dinâmica que se constrói, partindo da riquíssima diversidade do mundo e dos homens." Em vez de "homens" deveria ser "seres humanos", mas pronto, com o tempo a própria linguagem mostrará os seus sinais. Porque hoje é domingo, dia em que, à semelhança de Deus, dedicamos ao repouso, à contemplação e à reflexão sobre os trabalhos da semana.

Sem comentários: