domingo, agosto 19, 2007





O melhor do ser humano


Sérgio Vieira de Melo (Rio de Janeiro, 15 de Março de 1948 — Bagdad, 19 de Agosto de 2003), diplomata talentoso e exemplar na defesa dos direitos humanos e dos mais altos valores da Humanidade, figura inspiradora, faleceu tragicamente em 19 de Agosto de 2003, em Bagdad, vítima de um atentado.


O seu exemplar desempenho, em defesa dos direitos e dos valores humanos, perpetua a sua memória. A matriz do seu pensamento, colectada a partir de intervenções como servidor das Nações Unidas, acompanha o seu percurso profissional e diplomático e as fases mais significativas da sua carreira, na Sérvia, no Kosovo, em Timor, na Colômbia, no Iraque.


No mesmo atentado de que foi vítima, faleceram vinte outros diplomatas e funcionários das mais diversas nacionalidades .


No discurso de abertura do NGO Committee on the Status of Women em reunião do alto comissariado de direitos humanos da ONU, em 8 de Março de 2003, afirmou, a propósito do Dia Internacional da Mulher, que nesse dia se comemorava:


All acts of violence against women - whether committed by the military, State officials, or relatives - and wherever they occur, must be strongly condemned and effectively prosecuted. Often the legal framework is available, but prosecutors or judges interpret it in lenient manners, or avoid taking the issue as seriously as it must. And this happens also in highly-developed countries, not only in poor ones. There must be no impunity for gender-based violence. Let me be clear. What we are talking about is not a side-issue.

Sem comentários: