domingo, agosto 19, 2007

Leituras

Sociedade da informação e pensamento crítico


O movimento para a sociedade da informação tem dado particular relevância ao bom pensamento como elemento crucial para um capaz desempenho pessoal e profissional (Huitt, 1998; Thomas & Smoot, 1994).
O modelo de Huitt integra, para além dos processos cognitivos, os aspectos afectivos (emoções, sentimentos, subjectividade), os comportamentais e os volitivo-motivationais (já referidos por Bandura, 1997; Campbell, 1999; Miller 1991) relativos a interrogações como: quais são as minhas intenções e objectivos? Como vou agir? Quais são as minhas responsabilidades?
Thomas e Smoot (1994, p. 36) associam ao pensamento crítico as seguintes competências:
- Detectar preconceitos;
- Reconhecer opiniões ilógicas;
- Evitar estereótipos;
- Encontrar informação nova, compreendê-la e avaliá-la.
Segundo estes dois investigadores, este tipo de competências prepara os jovens para o trabalho, a cidadania (participação cívica e responsabilidade social) e para a aprendizagem ao longo da vida, como forma de realização pessoal e de coesão social (Thomas & Smoot, 1994, p. 36).
Uma perspectiva mais filosófica:
Fisher, A. (2001) Critical thinking: an introduction. Cambridge: CUP.

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