quinta-feira, agosto 30, 2007


Como surgiu o conceito da complexidade, aplicado à vida económica e social
Vivemos numa sociedade em que a qualidade de vida, as perspectivas de mudança social e de desenvolvimento económico dependem cada vez mais das tecnologias da informação.
O conceito de paradigma tecnológico, desenvolvido por Carlota Perez, Christopher Freeman e Giovanni Dosi, que Castells refinou, de modo a incluir os processos sociais, caracteriza-se por cinco aspectos essenciais, que constituem a base material da sociedade da informação:
O primeiro aspecto é que a informação é a sua matéria-prima: ao contrário das anteriores revoluções tecnológicas, em que a informação agiu sobre as tecnologias, são as tecnologias que agem sobre a informação.
O segundo aspecto refere-se à penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias. Tendo em conta que a informação faz parte da actividade humana, todos os aspectos da nossa existência individual e colectiva são moldados pelo novo meio tecnológico.
O terceiro aspecto relaciona-se com a lógica das redes em qualquer sistema, utilizando as novas tecnologias da informação. A morfologia da rede tem acompanhado a crescente complexidade das interacções e pode ser materialmente desenvolvida graças às recentes tecnologias da informação. A lógica das redes permite simultaneamente estruturar o não estruturado e preservar a flexibilidade.
Um quarto aspecto relacionado com o sistema de redes, mas que é particular e distinto, é que o paradigma da informação se baseia na flexibilidade dos processos e das organizações, que se vão alterando pela reorganização dos seus componentes.
O quinto aspecto é a crescente convergência das tecnologias específicas para um sistema altamente integrado, o que gera uma interdependência crescente entre os diversos ramos do saber, impulsionada pelo grande poder da informática.
Estas mudanças extraordinárias levaram a que, nos anos 90, uma rede de cientistas e investigadores convergisse numa abordagem epistemológica comum, identificada pela palavra complexidade.

Sem comentários: