tag:blogger.com,1999:blog-36415708.post7245702443265410406..comments2023-10-08T16:15:42.645+01:00Comments on Paideia: reflectir sobre educação: Paideiahttp://www.blogger.com/profile/07390589601251541043noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-36415708.post-47531441839719056822008-05-22T23:04:00.000+01:002008-05-22T23:04:00.000+01:00Idalina, não estou muito de acordo. Estou de acord...Idalina, não estou muito de acordo. Estou de acordo, sim, que muitos alunos não têm hábito de raciocinar e que é preciso treiná-los a elaborarem raciocínios ( e também a reflectirem sobre a plausibilidade de resultados/respostas a que chegam). Mas acho que não é por causa da calculadora que não raciocinam. <BR/>Fiz este comentário porque comentadores da nossa praça pública - e até da área da Matemática - andam a bramar contra o uso da calculadora (só dou razão no 1º Ciclo, mas não se limitam a criticar o uso aí) e a insistir no domínio dos algoritmos das operações, como se estes não fossem também aprendidos mecanicamente. E é bom não desviar as "culpas", pois a culpa de os alunos não raciocinarem não é de uma calculadora que apenas lhes faz as contas que eles escolhem "à toa".IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36415708.post-59277766103946442232008-05-22T15:16:00.000+01:002008-05-22T15:16:00.000+01:00Exactamente! Estiveram sempre de calculadora em ri...Exactamente! Estiveram sempre de calculadora em riste e reparei, na minha sala, que alguns chegaram à bonita quantia de 200 caixas de oferta!! A prova era fácil mas exigia muito raciocínio, alguns resolveram-na à pressa, sobrou-lhes muito tempo e começaram a ficar irrequietos. Quer-me parecer que os disparates foram mais que muitos!Alda Serrashttps://www.blogger.com/profile/17429981180654673796noreply@blogger.com